quinta-feira, 17 de outubro de 2013

BLOG ESTÁ DE VOLTA...AGORA A PARTIR DE ANGOLA!

O blog de Geografia (e em tempos idos de Área de Integração) está de volta e agora em latitudes mais quentes...mais concretamente em Angola.
Após 50 dias em território angolano e depois de algum estudo sobre a históra, geografia e outras coisas mais sobre Angola (e também África) vou-me debruçar sobre este vasto território que tem imenso para contar, desvendar e com vontade de mais estudar. 
Hoje dedicarei atenção aos rios de Angola. 
 A Rede Hidrográfica de Angola


Os cursos de água em Angola têm a sua origem na vertente ocidental e correm quase todos de leste para oeste, em direção ao Atlântico.

Há cursos de água de alimentação constante ou regular, rios cujo caudal varia com as estações (das chuvas e do cacimbo) e rios temporários. Os rios que correm em Angola, na sua maioria, são temporários. De entre os cursos de água de alimentação constante, destaca-se o rio Zaire, o que se justifica pela sua localização na zona de chuvas permanentes. Os rios do sul, como o Bero, na província do Namibe, correm nas regiões secas e são temporários. Com exceção do rio Zaire, a grande maioria dos rios em Angola não são propícios à navegação, mas são importantes fontes de energia.
Destacam-se, de entre os mais importantes rios:
-  o Zaire, na fronteira Norte, que, apenas numa parte do seu curso corre em Angola;
-  o Kwanza, com uma extensão navegável de 960 km;
- o Cunene que, do Planalto Central, corre para a fronteira sul, numa extensão navegável de 200 km;
- o Kubango, com 975 km, avança em direcção à República da Namíbia.


Os grandes recursos hídricos superficiais de Angola encontram-se nos topos dos planaltos do Huambo, Bié e Moxico, escoando parte para o Oceano Atlântico através dos rios Zaire, Kwanza (o maior rio que corre exclusivamente em território angolano e o mais navegável rio de Angola) e Cunene; e outra para o Oceano Índico através dos rios Zambeze, Cuando e Cubango.
O potencial hidrográfico de Angola, em conjunto com a República do Congo e a República Democrática do Congo, representa mais de metade dos recursos hídricos do continente africano.
 SABIAS QUE: 

• Zaire (ou rio Congo) – tem 4.7 mil Km de comprimento, sendo o 2.º maior rio de África, após o rio Nilo, atravessa a República Democrática do Congo até chegar a Angola.
• Zambeze – tem 2.6 mil Km de comprimento, nasce na Zâmbia, passa por Angola, estabelece a fronteira entre a Zâmbia e o Zimbabué, e atravessa Moçambique.







Sem comentários: