segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mar engole praias entre Espinho e Gaia (JN - 2008/11/24)

Associação Amigos do Mar denuncia o corte do areal em Francelos e em Valadares. Câmara faz monitorização das zonas críticas da orla marítima.

Erosão costeira na praia da Granja, em Gaia
Já só resta uma nesga do enorme areal da praia de Francelos, em Gaia. "Foi engolido pelo mar", diz quem aqui vive. É um exemplo da crescente erosão costeira ocorrida nos últimos anos.

Esmoriz e Cortegaça (Ovar), Aguda, Francelos, Granja e Valadares (Vila Nova de Gaia), são alguns dos pontos críticos no mapa da erosão costeira. "Tem aumentado de forma acentuada", diz Jorge Amaral, do núcleo de Gaia da Associação Amigos do Mar que entregou, na Administração Regional Hidrográfica do Norte, um memorando/denúncia da "erosão anómala" ocorrida nos últimos dias na costa marítima de Gaia.

Estamos muito preocupados com a situação. Entre os dias 14 e 18 deste mês, a costa marítima do concelho sofreu uma erosão muito acentuada. A situação está a agravar-se ano após ano. Por exemplo, nos últimos 20 anos, a praia de Francelos desapareceu praticamente do mapa", afirmou.

Sem comentários: